BIOGRAFIA
Sobre
Ronan Barros é um produtor musical, compositor e guitarrista com mais de duas décadas de experiência no mercado musical. Já foi membro votante da prestigiosa “The Latin Recording Academy” (Latin GRAMMY).
Construiu uma carreira sólida que abrange diversas vertentes da indústria musical, desde a produção fonográfica até o desenvolvimento de cursos especializados de áudio e distribuição digital de música.
Os Primeiros Acordes
Nascido em Brasília, capital federal do Brasil, Ronan iniciou sua jornada musical aos 12 anos de forma autodidata, estudando violão popular.
Logo, ganhou do seu pai a sua primeira guitarra, uma Dolphin modelo Stratocaster, e aprofundou seus estudos de forma autodidata ainda com revistas e livros de música.
Seus primeiros passos como guitarrista aconteceram no ambiente da igreja, onde ainda adolescente já integrava o grupo de música da igreja local.
Paralelo a isso, integrou bandas de garagem com amigos, mas o desejo de profissionalização o levou a buscar caminhos mais sólidos no meio artístico, ministrando aulas particulares de violão e guitarra.
Inovação e Tecnologia Musical
Desde jovem, Ronan demonstrou fascínio pelo aspecto tecnológico da música. Aos 14 anos, já gravava bases de guitarra em fita K7 com um aparelho de som “3 em 1” fazendo gravações sobrepostas de “fita para fita”.
Com o seu primeiro computador, evoluiu para sequenciar baterias e baixos, mantendo constante sua busca por conhecimento em produção de áudio.
Por volta dos 17 anos começou a compor suas primeiras canções, não apenas criando letras, mas desenvolvendo harmonia, arranjoe e melodias.
Esta versatilidade abriu portas para sua atuação na produção de áudio publicitário, criando jingles, conteúdo sonoro para VTs, spots de rádio e TV, vinhetas, em uma produtora de áudio da sua região.
Banda Livre Arbítrio
Em 2001, um marco importante em sua carreira: Ronan foi convidado para fazer um teste para a vaga de novo guitarrista da banda gospel Livre Arbítrio, uma das precursoras do Rock Gospel no Brasil, fundada no final da década de 80.
No primeiro ano como integrante, participou da turnê “Livre Arbítrio Acústico” com o vocalista e fundador André Fernandes “Geléia”.
Com a entrada do vocalista André Gibran, gravou o álbum “Volta”, onde assinou a composição de todas as músicas e letras, além de ter auxiliado nos arranjos e produção ao lado do produtor musical do álbum, Marcelo Elias.
Em sua passagem pela banda, de 2001 a 2007, realizou dezenas de shows. Nessa época o seu trabalho como produtor musical já estava falando mais alto
Premiações
Em 2010, o videoclipe da música “Último Ato” do cantor Hélvio Sodré, que teve produção musical, arranjos, mixagem e guitarras assinadas por Ronan Barros conquistou três de cinco categorias no evento internacional “Festival Focus Video Fest”, premiação entregue no “Brazilian International Press Award 2010” na Flórida/EUA, evento realizado pela Rede Globo Internacional.
A produção e direção de vídeo foi assinada pelo renomado diretor, Bruno Fioravanti.
Em 2012, produziu, arranjou e mixou o CD “Polo” de Hélvio Sodré, já contratado pela gravadora Salluz Productions, do cantor e compositor Paulo César Baruk.
Neste mesmo ano, a música “Você Me Faz Tão Bem” deste CD integrou a coletânea “Amor D+”, lançada pela Sony Music.
Ainda em 2012, teve dois trabalhos indicados para o Troféu Promessas, a maior premiação da música gospel brasileira realizado pela Rede Globo de Televisão:
O DVD “Made In Brazil” da banda Metal Nobre, trabalho editado e mixado por ele, indicado na categoria “Melhor DVD”, e o cantor Hélvio Sodré com três indicações, incluindo “Melhor Cantor” e “Revelação” com o álbum “Polo”.
Curadoria e Festivais
Em 2009, Ronan atuou como curador, produtor musical, engenheiro de gravação e co-organizador do “Festival Melodia – Edição Rock e Pop Rock”, evento promovido pela loja de instrumentos musicais Melodia Guitar Center, que contou com mais de 130 bandas do DF e entorno inscritas.
As 10 bandas finalistas gravaram uma faixa inédita no Melodia Studios, incluídas no CD do Festival, além de participarem do show de premiação final.
Nos anos de 2021 e 2022, foi jurado do Eagle Festival, importante competição nacional de música gospel. Na 8ª edição, em 2021, produziu músicas da vencedora Layla Cardoso, trabalho lançado pela Sony Music. Em 2022, a cantora Fran Lopes sagrou-se vencedora da 9ª edição.
Empreendedorismo Musical
Em 2019, Ronan lançou o selo musical Omni Records – com distribuição digital pela Fluve/Som Livre (Grupo Globo) – onde exerce o cargo de produtor musical e A&R (Artístico e Repertório), com o objetivo de lançar e dar suporte para novos talentos.
No primeiro ano de funcionamento, o selo lançou trabalhos de artistas como Bruno Viana, Felipe França, Mile Reis, Lya, Manu Rios, além de novos lançamentos da cantora e compositora Vanessa Pinheiro.
Educação Musical e Cursos
Além de sua atuação no mercado fonográfico, Ronan Barros é produtor de cursos digitais e presenciais na área de Mixagem de áudio para Streaming (YouTube), distribuição digital de músicas para plataformas como Spotify, Deezer, Apple Music e Tidal, além de cursos de composição musical, compartilhando seu conhecimento com uma nova geração de profissionais.
Vida Pessoal
Em fevereiro de 2005, Ronan casou-se com Aninha, ex-vocalista e co-fundadora do grupo gospel The Promise, e em julho de 2006 nasceu o filho do casal, Davi, e em 2008 o segundo filho do casal, Daniel.
Legado e Atualidade
Com mais de duas décadas dedicadas à música brasileira, Ronan Barros consolidou-se como um profissional versátil, cujo talento transcende gêneros musicais.
Sua sensibilidade musical, combinada com profundo conhecimento técnico, continua a transformar o cenário musical e a inspirar novos talentos pelo país.
Produtor musical, guitarrista, compositor e empreendedor, Ronan Barros utiliza sua criatividade e experiência para entregar produções que superam expectativas, firmando-se como uma referência na música brasileira, especialmente no segmento gospel.